TESTAMENTO VITAL: uma das funções é poder formalizar e especificar o tipo de tratamento médico que deseja receber ou aquele tratamento que deseja recusar, respeitando a autonomia de vontade da pessoa em fim de vida

 O Testamento Vital tem como uma das finalidades do paciente que já se encontra doente, ou não, determinar como deseja que seja seu tratamento de saúde, caso não consiga manifestar sua vontade posteriormente.

O principal objetivo é poder garantir à pessoa a escolha pela “morte digna”, evitando tratamentos de maneira artificial e as vezes desnecessários para prolongamento da vida.

Esse testamento 📜 só pode ser feito por pessoa plenamente capaz, devendo ser utilizado como guia para os tratamentos médicos, em caso de enfermidade sem possibilidade de cura ou em paciente em estado terminal.

Ou seja, é um documento por meio do qual uma cidadã ou cidadão dispõe sobre como deseja o seu tratamento caso possua uma doença incurável ou que o impossibilite de ter uma vida física e mentalmente saudável.

× Como posso te ajudar?